segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

UVB-76... O que causa o barulho???

Olá visitantes do blog. Estou hoje fazendo uma postagem sobre as possíveis fontes do barulho da UVB-76.
Pode haver muitas especulações sobre o constante som, talvez um alarme, talvez uma pessoa escondida lá dentro, talvez nunca saberemos ao certo.
O som emitido pela rádio lembra o som da "buzina" de um navio. Também é parecido com os alarmes que se vê nos filmes, quando estão numa usina nuclear ou numa base militar e começa a piscar uma luz vermelha e ser emitido truuuuuuuu-truuuuuuuuu-truuuuuuuu, Mas se é um alarme, do que é? Pode ser alarme de alguma porta deixada aberta, algum equipamento fora do ar, e outras inúmeras coisas. Outra hipótese é que este som é somente um sinal para indicar às pessoas que ouvem a rádio que ela está funcionando. Mas quem ficaria lá dentro controlando a transmissão e fazendo a manutenção no transmissor? Para alguém viver tanto tempo trancafiado em uma sala escura precisaria de muita comida, muita água e consequentemente um banheiro. Para descobrir quem transmite, primeiro teríamos que descobrir qual das 3 estações é a transmissora, entrar lá e procurar por sinais de vida humana (ou de fora da terra =D). Mas se a estação transmite, ninguém sabe nada sobre ela e o governo russo afirma não conhecer o propósito, outra questão aparece: De onde vem a energia para as transmissões??? Algumas fotos mostram coisas como contadores de luz:
Talvez nunca saberemos.
Até a próxima e feliz natal!!!!

2 comentários:

  1. Esse tema desperta a curiosidade de muitas pessoas, show de bola o blog! Espero que venham mais posts em breve.

    ResponderExcluir
  2. Olá José, muito legal seu blog. Bem, sobre a UVB-76, não é um som de algo externo à emissão não, é o som propagado pela emissora de modo eletrônico mesmo. Não há necessidade de que alguém permaneça ininterruptamente dando assistência à rádio não. Ela pode operar por muuuuito tempo com manutenção mínima. O sinal tem de vir de uma rádio que fica na superfície da Terra, caso contrário não se utilizaria da ionosfera para refletir o sinal emitido (por isso que 4625khz é na faixa das Ondas Curtas). Mas é sua função?! Bem, acredita-se que serve como sistema de sincronização entre unidades militares russas, por exemplo, sabe-se que após ela emitir essa "buzina" outras duas estações (bem menos potentes) replicam o sinal emitido (como se fosse uma espécie de "entendido") mas isso é especulação, verdadeiramente não se sabe mesmo. Muito legal esse assunto, valeu e tudo de bom.

    ResponderExcluir